quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Orgulho em ser mãe!

Relutei muito para escrever esse post. Mas aqui estou.
O escrevo chorando... Chorando tanto de felicidade quanto de tristeza.


Arthur nasceu dia 23 de Janeiro de 2006. Isso quer dizer que hoje, tem exatos 20 meses e 9 dias, e destes, mamou durante 20 meses e 8 dias.
É a coisa que ele mais amou fazer.
É o que fez logo que nasceu.
É o mais fez na vidinha dele.

Quando era menorzinho, eu dizia querer amamentar até 1 ano e meio. Acho que é uma boa idade para parar de mamar, pois já come de tudo e não tem mais a necessidade, além de ser já uma "criança", e não mais um bebê. Já estão grandes o suficiente.
Ironicamente, descobri que estava grávida novamente quando Arthur estava com 1 ano e meio.
A minha médica me pediu para parar de amamentar, mas eu continuei... Até que não deu mais. Estava sentindo muita dor ao amamentar. Muita dor mesmo. Parecia que o que o Arthur sugava era sangue, e não leite. Tentei muito continuar, mas não deu. Ardia muito... Meu seio já está mais escuro por causa da gravidez, e não deu mais. Mesmo.
Eu amei muito amamentar meu filho... E olha que 1 ano e 8 meses não é qualquer uma que consegue. Sinto-me orgulhasa de mim mesma, e orgulhosa do meu bezerrinho. Graças a Deus sempre tive muito leite, e esse era um dos motivos que queria continuar amamentando. Queria que o desmame dele fosse natural, porque não acho certo você forçar para a criança parar de mamar. Sempre pensei que na hora certa, ele largaria, ou meu leite secaria... Infelizmente não foi assim.

Muito consciente do meu desejo, fui pesquisar métodos "menos piores" para tentar desmamá-lo, e acabei "encontrando" o tal Ruibarbo!!Pesquisei muito a respeito, vi prós e não contras... Vi muitas mães que usaram para desmamar seus filhos, e pensei: por que, não?
Não botava muita fé, porque o Arthur era muito, extremamente (leia-se: EXTREMAMENTE) viciado em mamar. Ele estava mamando muito. De manhã, a tarde e a noite. Fora que, nas noites boas, acordava umas 2 vezes e só o mamá para acalmar. Para dormir, só mamando.
Então não tinha certeza que o método funcionaria, mas resolvi arriscar.


Ontem a tarde saímos e compramos o tal pózinho.
A última mamada foi às 17h.
Quando lá pelas 22h me pediu mamá, preparei o pózinho (que é misturado na água e tem um cheiro horrível) e passei nos seios. Ele, como sempre, veio desesperado atrás do mamá. Eu o peguei como sempre, coloquei o seio pra fora e ele foi com tudo! Quando colocou a boquinha, sentiu o gosto, olhou para mim e disse: cáca!
Na hora comecei a rir (morrendo de dó), porque não esperava essa reação dele.
Pegou, puxou minha blusa e cobriu meu seio. Nem tentou mamar no outro lado. Simplesmente pegou e desceu do meu colo.
Depois fomos pro quarto, e eu estava preocupadíssima com a madrugada. Com a noite em si... Como será que ele dormiria???
No quarto, fomos assitir ao Shrek Terceiro e ele junto. Ficou assitindo filme muito bonitinho e começou a esfregar o olhinho, morrendo de sono. Começou a se debater (como fazia pra pedir mamá) só que não pediu.
Eu mostrei o seio para ele e ele veio mamar, mas super desconfiado. Antes de abrir a boca esperou um pouco.
Quando colocou a boca de novo no seio, logo disse "cáca" novamente e cobriu. Puxava minha blusa para tampar.

Deitou no meio da cama, rolou de um lado para o outro e simplesmente dormiu! Assim, sozinho! Eu fiquei "de cara".
E assim foi até ás 4h da manhã, quando acordou!
Acordou e não pediu mamá!!!!
Não pediu!!!

Eu fui na cozinha e fiz uma mamadeirinha para ele, mas não quis nem saber!
O Kiki o pegou, andou um pouco com ele pela casa, ele tomou um gole de água e sossegou. O Kiki o deitou na cama ainda acordado, e novamente, virou para o lado e dormiu. De manhã não pediu por mamá. Acordou meio nervoso, mas dai coloquei um iogurtezinho no copinho, sentei pra ver desenho com ele e ele ficou de boa. Bem de boa.

Depois do almoço de hoje me pediu por mamá... POis sempre lá pelas 14h é o soninho dele. Coloquei o pózinho novamente e lá foi ele, só encostar a boca e cobrir, começou a dizer cáca.
Dei um leitinho no copinho... Andei um pouco pela casa com ele, ofereci mamá e ele não quis. E dormiu no meu colo, super rápido. Super fácil.
Aproveitei e dormi junto.

Sinceramente, me surpeendi com a "rapidez" do negócio. Eu achei que seria muito mais complicado, muito mais exaustivo... Mas não!
Com certeza eu estou "sentindo" mais do que ele, mas estou feliz, porque não foi de maneira natural, mas também não foi de maneira bruta, com ele chorando e eu negando. Não, pelo contrário... Ofereci e ele que negou!
Meu filhote está ficando mesmo um mocinho.
Me orgulho muito de ti, meu filho! Muito mesmo.
Obrigada por você existir e me fazer feliz a cada dia que passa!

Amor, obrigada pelo apoio sempre.Obrigada...
Amo vocês.


Beijocas em que lê!

6 comentários:

Anônimo disse...

Cáca!
Pecadinho... mas é assim, né?!
C'est la vie!
Aaaaaaaaai, meu estômago! Queria um remédio "pá-pum" pro meu estômago...
hehehhe
beijos

. disse...

Buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Buaaaaaaaaaaaaaaaaa
Buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tô chorando aquiiii!!!
Eu sei bem oq vc tá falando!
Já passei por isso e não suportei, vc sabe!

Pode se orgulhar sim!
Eu tb tô orgulhosa de vc!
Parabéns pra vcs por mais esse passo, tão importante!

Bjão!
Estamos indo amanhã, até a volta!

(Ah! o Rafa, traz a gravatinha e o sapato, domingo, qdo ele voltar, brigadinha de novo!)
=************************************************************************

Anônimo disse...

Oi Carol, da uma peninha, né??? mas é assim mesmo, o Juninho largou naturalmente mesmoooo....largou com 1 ano e 1 mês, eu também era louca pra amamentar durante 2 anos mas como estava com planos de engravidar aproveitei a situação rsrsrs...Mas fico feliz pelo Thutu, ainda bem que ele não sentiu.

bjus

Família ACG disse...

oi Carol, eu também amamentei o andré até 1 e 8, acho que foi mais dificil para mim do que para ele, graças a Deus por isso :-)

Anônimo disse...

Oi Carol.
Ai amiga já passei o mesmo que vc passou e tb foi muito dolorozo, só que no meu caso, foi o Lucas quem largou sozinho, de uma hora pra outra ele não quis mais e nem ediu mais. No começo fiquei bem triste, pois gostava muito de amamentar, ver a carinha deles de felicidades, tudo isso é muito triste, só que tudo nessa vida tem sua hora de comear e sua hora de terminar. Lucas tb mamou bastante tempo, 1 ano e 8 meses tb, e sinto muita falta.
Amiga não fique triste não, logo vc terá outro ou outra, pra amamentar, rs!!!
Uma ótima semana pra vcs e feicidades.

Sandra Lima disse...

Ai Carol... sei muito bem como é isso!
No meu caso (por sorte, acho!) Arthur foi quem me desmamou. Tinha dez meses. Simplesmente pegou o peito, olhou pra mim e o largou.
Assim, sem traumas...
No dia seguinte ofereci (pq eu também queria que ele mamasse até um ano e meio) e ele não quis.
No fundo sei que foi a melhor coisa que aconteceu...
Olha, ainda que Dia da Criança seja TODO DIA, vim aqui desejar que o pequeno Arthur tenha um dia extremamente feliz!
Bj enorme